sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Distinção: Escola Amiga da Criança

O Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande foi distinguido com o SELO ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA, na categoria Alimentação, Higiene e Ambiente, com o Projeto Oferta de fruta e sumo de laranja no bufete da escola sede.


Há seis anos atrás, quando o bufete da nossa Escola mudou de localização e a nova equipa do projeto de Educação para a Saúde - PES entrou em ação, entendeu ser extraordinário oferecer gratuitamente aos alunos sumos naturais de fruta. Depois de se trabalhar a ideia ficámos apenas com a possibilidade de oferecer sumo natural de laranja, uma vez por mês, mas a máquina de sumos tardava em aparecer. Aí, a boa vontade de algumas professoras e funcionárias fez aparecer o sumo quando só tínhamos laranjas! Primeiro com um espremedor manual, depois com um elétrico, e ainda uma máquina pouco resistente que se estragou em três ou quatro utilizações.
Desde 2015, temos uma boa máquina de sumos e passámos de uma periodicidade mensal para quinzenal e para todos os alunos das Escolas do Agrupamento.
Nos últimos anos, acompanhando a mudança de paradigma nos bufetes escolares e apesar de no nosso refeitório a oferta diária de fruta no almoço ser muito variada, entendemos oferecer, também ao lanche, no bufete e diariamente, maçãs de diferentes variedades.
Os objetivos que nos levam a continuar este procedimento são preconizados no Plano Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e agora mais recentemente também no Referencial de Educação para a Saúde. Este último, no tema: Educação Alimentar, subtema 2: Alimentação, nutrição e saúde, e cito uma das frases: “uma alimentação saudável pode ser, inequivocamente, promotora da saúde e indutora do bem-estar”, e são essas escolhas saudáveis que queremos promover nos nossos alunos. Sabemos que não chega comemorar anualmente o Dia Mundial da Alimentação com as mais variadas e interessantes atividades, cumprir as orientações relativas aos bufetes, ementas e cantinas escolares. 


Sem comentários:

Enviar um comentário